terça-feira, 9 de março de 2010

8 de Março - Dia Internacional da Mulher

Parabéns as mulheres pois são lutadoras, guerreiras na essência da palavra. Um grande beijo no coração de vocês. Segue abaixo um texto bem-humorado de Luís Fernando Veríssimo.

"Era uma vez... numa terra muito distante...uma princesa linda, independente e cheia de auto-estima.

Ela se deparou com uma rã enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo era relaxante e ecológico...


Então, a rã pulou para o seu colo e disse: linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito.


Uma bruxa má lançou-me um encanto e transformei-me nesta rã asquerosa.


Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe e poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo castelo.


A tua mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavar as minhas roupas, criar os nossos filhos e seríamos felizes para sempre...


Naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã sautée, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria, pensando consigo mesma:


- Eu, hein?... nem morta!"



Luís Fernando Veríssimo

DNA e RNA

Segue abaixo os esquemas de RNA e DNA para o trabalho do bimestre das turmas do 1.º e 3.º ano do Ensino Médio.

O primeiro esquema é da molécula de DNA. A coleção de Biologia dos professores César e Sezar é uma excelente fonte de consulta sobre o tema e está disponível na biblioteca da escola.


O segundo esquema é da molécula do RNA.

ILHA GRANDE E A TRAGÉDIA DO ANO NOVO

A tragédia em Angra dos Reis e na Ilha Grande foi chocante e nos deixou profundamente abalados, mas é necessário avaliarmos alguns acontecimentos e fazermos algumas perguntas:

  1. Era possível evitar a tragédia?
  2. As chuvas que antecederam a tragédia foram mais intensas que os temporais que ocorrem todo  ano durante o verão?
  3. Era impossível prevê os desmoronamentos de grandes porções de terra naquele local, considerando a geografia do lugar?
  4. É feito algum estudo ambiental sério antes de ser concedido o alvará para construção?
  5. Nesse estudo ambiental são verificadas as condições geológicas do local, incluindo-se eventuais riscos de desmoronamento? 

Lamentável. Segue abaixo trecho de José Bonifácio que no século XIX já se preocupava com as questões ambientais. Questões essas que estão nas listas de prioridades da humanidade.

"Nossas terras estão ermas, e as poucas, que temos roteado, são mal cultivadas, porque o são por braços indolentes e forçados; nossas numerosas minas, por falta de trabalhadores ativos e instruídos, estão desconhecidas, ou mal aproveitadas; nossas preciosas matas vão desaparecendo, vítimas do fogo e do machado destruidor da ignorância e do egoísmo; nossos montes e encostas vão se escalvando diariamente, e com o andar do tempo faltarão as chuvas fecundantes que favorecem a vegetação, e alimentem nossas fontes e rios, sem o que o nosso belo Brasil em menos de dois séculos ficará reduzido aos páramos e desertos áridos da Líbia. Virá então esse dia (dia terrível e fatal), em que a ultrajada natureza se ache vingada de tantos erros e crimes cometidos."(José Bonifácio).