terça-feira, 9 de março de 2010

ILHA GRANDE E A TRAGÉDIA DO ANO NOVO

A tragédia em Angra dos Reis e na Ilha Grande foi chocante e nos deixou profundamente abalados, mas é necessário avaliarmos alguns acontecimentos e fazermos algumas perguntas:

  1. Era possível evitar a tragédia?
  2. As chuvas que antecederam a tragédia foram mais intensas que os temporais que ocorrem todo  ano durante o verão?
  3. Era impossível prevê os desmoronamentos de grandes porções de terra naquele local, considerando a geografia do lugar?
  4. É feito algum estudo ambiental sério antes de ser concedido o alvará para construção?
  5. Nesse estudo ambiental são verificadas as condições geológicas do local, incluindo-se eventuais riscos de desmoronamento? 

Lamentável. Segue abaixo trecho de José Bonifácio que no século XIX já se preocupava com as questões ambientais. Questões essas que estão nas listas de prioridades da humanidade.

"Nossas terras estão ermas, e as poucas, que temos roteado, são mal cultivadas, porque o são por braços indolentes e forçados; nossas numerosas minas, por falta de trabalhadores ativos e instruídos, estão desconhecidas, ou mal aproveitadas; nossas preciosas matas vão desaparecendo, vítimas do fogo e do machado destruidor da ignorância e do egoísmo; nossos montes e encostas vão se escalvando diariamente, e com o andar do tempo faltarão as chuvas fecundantes que favorecem a vegetação, e alimentem nossas fontes e rios, sem o que o nosso belo Brasil em menos de dois séculos ficará reduzido aos páramos e desertos áridos da Líbia. Virá então esse dia (dia terrível e fatal), em que a ultrajada natureza se ache vingada de tantos erros e crimes cometidos."(José Bonifácio).

Nenhum comentário: