segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A gripe Influenza A(H1N1)

Alunas e alunos,

Boa parte da população mundial foi surpreendida por um novo tipo de vírus da influenza, o H1N1. As autoridades de vários estados e municípios decidiram adiar o retorno às aulas para o dia 17 de agosto de 2009, a fim de evitar uma exposição precoce dos alunos e funcionários ao novo tipo de vírus. Segue abaixo algumas informações sobre o vírus:

CIEP 337 BERTA LUTZ

GRIPE INFLUENZA A (H1N1)

A atual gripe é causada por um vírus A (H1N1), que nunca circulou nos seres humanos

Transmissão

A transmissão ocorre quando o vírus se propaga de pessoa para pessoa, aontecendo de forma tão fácil como gripe sazonal normal e pode infectar outras pessoas através da exposição à gotículas expulsas através da tosse ou espirro, que podem ser inalados ou contaminar superfícies e mãos.

Principais sintomas

Os sintomas da gripe A (H1N1) são sintomas típicos de gripe comum, tais como: febre, tosse, cefaléia, dores musculares e comum, dor de garganta e secreção nasal, podendo ocorrer ainda vômitos e diarréia.

Vírus
Imagem do vírus influenza A (H1N1) produzida nos laboratórios do CDC, em Atlanta (EUA)

Hipóteses sobre a origem do vírus
1) o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), Bernard Vallat, deu uma outra explicação para o surgimento do vírus. Ele afirmou que a gripe se originou de uma mistura de diferentes vírus, de origem suína, aviária e humana. "Foi possível reconstituir a origem dessas diferentes famílias de vírus: a cepa aviária é de origem americana. Das duas cepas suínas, uma seria americana e a outra asiática, enquanto que a cepa humana é americana", afirmou Vallat.
2) A variação do vírus influenza H1N1, responsável pela gripe suína que já infectou pessoas em nove países de quatro continentes, é resultado de uma combinação de duas cepas comuns que atacam porcos, a informação é de três cientistas de equipes de pesquisa independentes. Até agora, a informação era de que o causador da doença era um híbrido de vírus de gripe humana, de aves e de suínos
"Nós chamamos isso de recombinação de dois vírus suínos já existentes", afirmou Andrew Rambaut, geneticista da Universidade de Edimburgo (Escócia), à revista "Wired". Segundo a revista, os pesquisadores Eddie Holmes, da Universidade da Pensilvânia (EUA) e Steven Salzberg, da Universidade de Maryland (EUA), chegaram a conclusões semelhantes sobre o assunto.
ATENÇÃO

A gripe sazonal ocorre todos os anos e os vírus mudam todos os anos, mas muitas pessoas têm alguma imunidade ao vírus circulantes o que contribui para limitar as infecções. Além disso, alguns países usam vacina contra a gripe sazonal para reduzir a morbidade e mortalidade.
MAS...

O vírus A (H1N1) é um novo vírus contra o qual a maioria das pessoas têm pouca ou nenhuma imunidade e, portanto, esse vírus pode causar mais infecções do que a gripe sazonal.
A gripe influenza A (H1N1) parece tão contagiosa quanto a gripe sazonal e está se espalhando rapidamente, especialmente entre os jovens (10 a 45 anos). A gravidade da doença varia muito de sintomas leves até um grave ataque que pode levar à morte. A maioria das pessoas que contraem o vírus sofrem da forma mais suave e se recuperam sem a necessidade de cuidados médicos ou tratamento antiviral.
Entre os casos mais graves, mais da metade dos hospitalizados são pessoas que sofrem de problemas de saúde ou tinham o sistema imunológico enfraquecido.

Grupos mais suscetíveis

1) Profissionais de saúde;

2) Gestantes;

3) Idosos;

4) Obesos mórbidos;

5) Pessoas com doenças pré-existentes como asma, diabetes, doenças do coração;

6) Pacientes em tratamento de câncer;

7) Pessoas com febre que não melhora.

Prevenção

São medidas preventivas:

1) Não compartilhar copos, talheres, cigarros e objetos de uso pessoal;

2) Não compartilhar alimentos;

3) Evitar contatos que permitam trocas de secreções como beijo, abraço, aperto de mão, etc.;

4) Lavar as mãos com frequência, principalmente depois de tossir ou espirrar e sempre depois que tiver contato com superfícies que podem estar contaminadas(mesas de estudo, maçanetas);

5) Evitar colocar as mãos na boca, nariz e olhos;

6) Não colocar objetos de uso comum na boca, evitando mastigar lápis, caneta ou borracha, por exemplo;

7) Cobrir a boca quando tossir ou espirrar, mesmo que seja com a dobra do cotovelo se não possuir lenço de papel;

8) Se usar lenço de papel, jogue-o imediatamente no lixo.